quinta-feira, novembro 16, 2006

Memória de Romeu Correia


Há dez anos que partiu do nosso convívio mas continua na memória dos que com ele travaram amizade e o conheceram. Como vos dar a conhecer o Homem, o Almadense, cuja vida foi um exemplo maior para qualquer de um de vós? Como vos dar a conhecer este Amigo de vocês todos ( sem o saberem...!)? E recordar a Almerinda, o desporto e o amor?

Andei a "surfar" pela net à procura de Romeu Correia e pouco encontrei. Podem ser poucas notícias dele, mas são boas!

Descubram a vida de Romeu Correia aqui e aqui mais aqui. Conheçam a Almerinda, sua companheira de uma vida por aqui e aqui.

Há quem o recorde e dele fale e escreva por aqui e aqui mais aqui. Uma vez até fui eu que vos falei dele, mas há testemunhos muito bonitos e interessantes como este ou ainda este em poema.

Enfim, ainda há uma excelente página mais por aqui . Que estranho Romeu, que esta terra que foi a tua e que tanto te deve, apenas te recorde no nome do Forum/Biblioteca onde nem uma imagem existe para que te possam reconhecer! Felizmente continuas polémico, aqui e aqui!

Ainda te recordam na tua terra natal e no estrangeiro os teus livros continuam à venda!

Até sempre, Romeu!

Aprender, aprender sempre!

3 comentários:

Joao Augusto Aldeia disse...

Agradeço a referência ao blogue 'Sesimbra'. Também escrevi (com alguma investigação original) sobre as origens de Almerinda Correia, e a probabilidade de "Trapo Azul" ser em grande medida inspirado na vida da jovem sesimbrense, aqui:

http://sesimbra.blogspot.com/2006/03/almerinda-rosa-correia.html

Deckard disse...

Boa tarde

Agradeço a lembrança de Romeu Correia na ternura destas suas palavras. Mais do que o homem, escritor de ideias fortes e personalidade vertical, recordo o avô carinhoso, culto e sempre cheio de histórias.

Partiu em 1996, mas felizmente continua a "viver" nos pedaços de memória de quem o conheceu. Calou-se-lhe a voz, mas continua a ter timbre nas representações das suas peças, que felizmente ainda se vão fazendo, sobretudo no Norte do país. Não tem tido reedição da sua obra, excepto a biografia de José Bento Pessoa, mas continua a ser uma referência constante nas passagens sobre a história do Teatro português.

Obrigado uma vez mais pelas suas palavras.

Vasco Branco

zoltrix disse...

Falar ( falarmos!) de Romeu Correia , do seu exemplo de vida ( e Obra) é uma tarefa permanente.
Todos lhe devemos isso.