terça-feira, junho 20, 2006

Os Exames estão aí! Força neles...!

Vocês sabem que sou contra os exames, sobretudo estes que iniciam agora! É necessário fazer exames mais tarde, noutras alturas da vida! Exame é sempre uma prova de tira-teimas que serve para classificar por ordem de desempenho! É uma forma tosca de mostrarmos o que "valemos" nalguns aspectos, NUNCA em todos!


Seja como for, boa sorte!
Aprender, aprender sempre!

7 comentários:

João Silva disse...

Mais uma vez a razão está presente com SINALMAIS!

A mim bem me Bastaram os da faculdade...e ainda tenho 2 para fazer! Mas o pior já passou!

De facto no 9ºano (pelo que vi de alguns colegas), existem alunos que apenas revelam o seu potencial mais tarde assim como á outros que muito prometem em novos e depois caem a pique. Logo pareceme precoce esta avaliação no 9º ano.

Anónimo disse...

Neste ponto não concordo consigo, stor. Acho que, já que temos de fazer exames várias vezes na nossa vida futura, nomeadamente os exames do 12º e da faculdade (e mais tarde quando tivermos os nosssos empregos vamos ter de provar do que somos capazes), acho bem que tenhamos uma experiência antes para sabermos se a maneira como lidámos com o assunto foi boa ou má e corrigi-la da vez seguinte para que tenhamos mais sucesso. É bom que se faça isso enquanto ainda não conta muito para o nosso futuro. Acho que estes exames, contando apenas 25 ou 30% da nota final (não sei bem ao certo), vão servir como uma sondagem e, ao mesmo tempo, servem como oportunidade a alunos que, se não tivessem uma oportunidade de subir as negativas de português e matemática, chumbariam por certo.

zoltrix disse...

contam 30%!
Tens uma opinião muito bem defendida!
Boa sorte amanhã e depois dá a tua opinião sobre os exames!

Haiku disse...

Esclareçam-me: o que é, com que critérios, com que intervenientes, para que serve uma coisa que dá pelo nome de "avaliação continua"? Ou as palavras perderam significado ou... (é como nos "votos perpétuos" - quem os professa tem os "renovar" ao fim de 6 ou 10 anos?)

zoltrix disse...

Ena! Três comentaristas! Não há nada como uma afirmação FORTE(imagem incluída) para animar o debate!
Acho que a "avaliação contínua" está transformada num cadáver!
Eu pratico-a e bem, o que não impede de muitas "pessoas" continuarem a não entender o seu significado. Acho que, só depois de todos os que fizeram os exames TODOS morrerem, é que chegaremos a uma cultura educativa de qualidade e sem exames. Exames implicam examinandos e examinadores! Há muitas "pessoas" que gostam de examinar! E de se "vingar"!!!!
Mas, com a qualidade a baixar, só mesmo com examitos é que isto vai indo......

Anónimo disse...

Os exames foram mais fáceis do que eu esperava... Continuo a achar que esta iniciativa foi uma coisa boa e espero que os alunos que estão em risco de chumbar consigam levantar a nota! O exame de português tinha como texto principal um assunto bastante actual e que deu que pensar, visto que era também o tema da composição e o exame de matemática tinha uns problemas bem interessantes que nos obrigavam a pensar... Dou-me por satisfeita!

zoltrix disse...

Ainda bem,Inês! Mas tu tb ias muito bem preparada...
Ainda bem que tudo te correu bem!
....e eu continuo na minha! E tua na tua!! ;-))
Agora o que te desejo são uma fééééérrriiiiiiiiaaaassssssssss MUITO BOOOOOOOAAAAAAAASSSSSSS!!!!!