segunda-feira, maio 29, 2006

Sal marinho natural.....

Sal? Um post sobre sal?
Pois! O Sal será sempre alimento fundamental e base da vida. Por isso era tão caro antigamente. Acho que ainda hoje, na África Central, o sal continua a ser muito caro e raro. Mas com a industrialização, o Sal tornou-se "aquela" coisa branca que toda a gente põe na comida e não liga. Sal não"vale" nada! Contudo, a independência da Índia passou pela sua produção artesanal.....
Hoje vocês comem sal industrial, lavado (com cloro e lexívia) e higienizado que não tem as mesmas propriedades do sal natural. Procurem comer sal natural ou Flor de Sal e logo verão a diferença!!! Entretanto, as comidas de fastfood, estão carregadas de sal em excesso e depois aparecem as doenças por excesso de consumo de sal.....! Cuidado!
Lindas são as minas de Sal Gema ( mineral de sal, ou sal fossilizado) perto de Cracóvia, na Polónia!
Aprender, aprender sempre!

5 comentários:

Haiku disse...

Pois pois, "sal será sempre alimento fundamental e base da vida" mas um bocadinho de pimenta dá aquele toque :-) e parece que levou os portugueses muito longe, né professor? Se calhar também podia ter um post(ito)com o nosso amigo Vasco ... da Gama :-))
Mas a sério encontrei isto http://educar.sc.usp.br/youcan/pepper/pepper.html e achei interessante...

zoltrix disse...

O site é baril, com toque brasilêro e tudo....
mas VASCO DA GAMA?
Um "bandido", o primeiro europeu a bombardear uma cidade indefesa?
Nã! Prefiro Diogo Cão, um HOMEM a sério, fruto do seu tempo que era de Renascimento e Humanismo!
Os meus alunos conhecem isto. Um dia destes volto ao tema!!!

Haiku disse...

Eu também quero saber... Vá lá umas indicações (bibliografia,sites,...)de História de Portugal para totós ;-)

zoltrix disse...

Onde saber que o Vasco era uma Besta? Um fino representante de uma nobreza intolerante, medieval e grotesca? Não sei se haverá na net, terei que procurar....
Recomendo a leitura de um livro: Ana Barradas, Ministros da Noite, Antígona. Há outros, poucos.
Somos um país ainda muito marcado pelos fascismo e uma história perversamente heróica e buçal!
Não somos, por exemplo como os ingleses ou franceses. Eles não têm qualquer pejo em dizer que o os seus navegadores eram piratas do pior. Têm até um certo gáudio nisso. Aqui quase ninguém sabe que o Bartolomeu Dias era pirata e matava a ferro e fogo, barcos inteiros(com gente lá dentro) no Golfo da Guiné!Continuamos hipócritas. Já agora, o Infante D. Henrique era um infâme esclavagista e nunca quiz saber de navegações;o Afonso de Albuquerque um brilhante estratega e assassino, recordado no Oriente como a coisinha pior que lhes aconteceu..., etc...
Já reparaste que o Gugunhana era um Preto muito Gordo e Mau!Por que razão nunca ninguém reparou que o nosso rei da altura, o D.Carlos, era tão ou mais Gordo que ele?
Agora até está na moda dizer que o D.Carlos era muito boa pessoa, que fazia exploração subaquática no Seu Iate Dª Amélia e que pintava aguarelas....Nunca se diz que aprovou o fim do Parlamento, que instituíu a ditadura de João Franco e que passaram a fazer-se as deportações para Timor!
Enfim, coisas da História, segundo as conveniências de cada conjuntura política....

Haiku disse...

BrigadÃÃÃOOOOOOOOO, quero mais porque não por aqui em posts futuros - a gente já sabe mesmo que isto é um blog dos 8 aos 888..., no mínimo:-)

Sabes, vou voltar a pôr a mão na massa "mesmo" e 'tou a precisar de re-conhecer, recordar, actualizar, enfim de leituras (que não sobre patologias e afins)- ops parece que as patologias e principalmente os AFINS me vão perseguir eternamente... só que mais camufladas, né?