sábado, janeiro 07, 2006

Morreu uma Mulher e Escritora

Hoje deviamos estar um pouco mais tristes pois acabou de morrer uma grande escritora portuguesa. Ilse Losa foi uma MULHER, ( isso mesmo, em letras grandes!) e os livros dela são muito bons para vocês lerem! Morreu muito velhinha, com 92 anos, mas aposto que foram muitos anos bem vividos! Um hino à vida, esta Senhora!

A notícia abaixo foi retirada de um blogue chamado letrascomgarfos:
Faz anos que nasceu na Alemanha (20 de Março de 1913), perto de Osnabrueck, Ilse Liebliech Losa, escritora portuguesa de ascendência judia. Em 1934, na companhia do seu irmão, refugiou-se no Porto, fugindo à perseguição nazi da Alemanha de Hitler. Casa posteriormente com o arquitecto Arménio Losa e adquire a nacionalidade portuguesa.
Bibliografia:O Mundo em Que Vivi (1949, volume de estreia), Histórias Quase Esquecidas (1950), Rio Sem Ponte (1952), Aqui Havia Uma Casa (1955), Sob Céus Estranhos (1962), Encontro no Outono (1965), Estas Searas (1984), Caminhos sem Destino (1991) e À Flor do Tempo (1997, Grande Prémio da Crónica de 1998).
Recomendo a leitura de " O Mundo em Que Vivi"
Aprender, aprender sempre!

1 comentário:

Anónimo disse...

Soube que Ilse Losa estava muito doente, há dois meses!
Sabia que as melhoras, eram quase impossíveis, mas….
Comoveu-me a notícia da sua partida!
Fico feliz por saber que partiu a mulher, mas a escritora continuará sempre connosco. Exemplo disso é neste blog, estarmos a falar dela e dos seus belos livros!
Parabéns ZOLTRIX!

GR