sábado, outubro 15, 2005

Serpa Pinto e Capelo Ivens



Ora vamos lá a conhecer dois homens "super", que conseguiram fazer muito mais que outros exploradores e aventureiros estrangeiros.
Serpa Pinto era mesmo especial pois não quis viver " dos rendimentos" das suas descobertas, como alguns verdadeiros oportunistas estrangeiros o faziam como o Conde Brazza ( belga) ou Cecil Rhodes, inglês e verdadeiro esclavagista da pior espécie...
Não acham estranho que o vosso livro de História não fale destes nossos exploradores que efectuaram um trabalho científico notável?
Aprender, aprender sempre!

3 comentários:

Anónimo disse...

Há por toda a nossa História vários... e acredito que continuem a aparecer... pena é que muitos tenham que ir para longe para poderem continuar as suas pesquisas e por cá fiquem muitos "exploradores"...!?!...

zoltrix disse...

A IRONIA é uma delícia!!!!
E tens razão! Há "exploradores" a mais por cá e os cientistas portugueses acabam por ir trabalhar para o estrangeiro...

Anónimo disse...

consultem o blog www.nunoresende.blgspot.com e ajudem-nos a divulgar o abaixo-assinado que visa dignificar a memoria de Serpa Pinto e criar o Museu Nacional Africano na sua tera natal CINFÃES.
Pretendemos fazer justiça ào seu nome e feitos, erguer do pó e esquecimento os seus feitos e continur a sua obra de criar pontes entre civilizações.Leiam o livro "Como eu atrevessei a Africa"
julguem o heroi e reconheçam que 5 séculos de contactos entre as duas civilizações não mereceram até hoje neste pais que sonhou e realizou uma comunidade de povos de língua e costumes portugueses brasileiros angolanos moçambicanos guineenses caboverdeanos macaenses goeses timorenses que se criasse um museu nacinal africano.
e pergunto porquê!!!!!
será que um povo que esqueçe e enterra a sua história não se nega a si próprio?
o movimento para a renovação cultural de Cinfães agradece